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Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais:
Validação e Adaptação de Metodologias (2011)


180 páginas
1aª edição
2011
ISBN: 978-85-60100-55-2
Formato: 16 x 23 cm

 
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Este é meu mais novo livro a qual é tratado das questões metodológicas sobre a construção de modelos digitais para jogos. Neste livro é analisado as questões não apenas de produção de uma personagem, mas sim, tudo aquilo que é necessário para se construir uma personagem realmente sólida: análises linguísticas, desenhísticas e psciológicas são apenas alguns dos elementos utilizados como recursos para se constituir uma boa personagem. Este livro, é feito com base em sólida metodologia desenvolvida a partir dos preceitos de 8 autores consagrados: Meurer e Szabluck (2009), Doizon (2008), Fox (2004), Taylor (2009), Mitchell (2007), Lima (2011), Ward (2008) e Johnston (1995).

Segue sua resenha:

A área de Jogos Digitais têm sido uma das que mais cresce no Brasil, mas ainda é muito recente e carece de profissionais devidamente qualificados e com bons métodos de desenvolvimento. A maneira mais assertiva para sanar isto é estabelecer procedimentos na macro estrutura e métodos de produção específicos para cada atividade envolvida na elaboração de um jogo. Diferentes profissionais atuam neste segmento: artistas, designer, ilustradores, programadores, administradores e outros. O profissional que opta pela arte, irá se ocupar das questões de produção visual do jogo, podendo ser elementos 2D ou 3D. Já os designers podem atuar nas questões gerenciais e/ou executivas do projeto de jogo. Programadores irão tratar da Engine que faz com que tudo se movimente e administradores irão trabalhar com as questões burocráticas.

Dentro do projeto de um jogo, existem ainda profissionais mais específicos que se ocupam da produção de personagens, que vão desde o seu planejamento, execução e controle de qualidade. Estas personagens são elementos que fazem a conexão do público com a narrativa do mesmo. O profissional que projeta personagens deve possuir habilidades tanto técnicas quanto artísticas, além de bom método de trabalho e observância em tempo integral as necessidades do projeto de jogo a qual a personagem participará. É de sua responsabilidade garantir que a personagem esteja em conformidade com o projeto de jogo.

Desta forma, este livro procura mapear o processo de design de personagens para jogos digitais, analisando etapas como concepção e execução, validação e definição de metodologia de projeto, sendo que este método pode ser implementado tanto na prática profissional como acadêmica. No livro são analisadas ainda as etapas teóricas necessárias ao correto embasamento construtivo de uma personagem: análises linguísticas, desenhísticas, pictográficas, estruturais, visuais e psciológicas. Estes elementos podem ser utilizados como recursos para se constituir uma boa personagem desde seus aspectos psicológicos como sua coerência visual.

O livro atende tanto a profissionais que já atuam na área, pois organiza um método de produção, passível de alto gerenciamento durante cada etapa, favorecendo a produção seriada de modelos quando em projetos de pequeno a médio porte em jogos. Bem como, favorece a comunidade acadêmica, pois ilustra um método possível de ser reproduzido em diferentes projetos.

 
 
 
Como uma ferramenta para auxiliar o leitor a entender os conceitos do livro, bem como a compartilhar seu aprendizado com outros leitores, criei um Forum específico para debater este material, bem como os outros títulos que publiquei:
 
 
 
 

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