Olá a todos!

Gostaria de começar este ano aqui de 2011 desejando a todos um ótimo ano e que tenham muita saúde, paz, tranqüilidade e trabalho neste novo ano que se inicia. Mas todo trabalho, precisa ser analisado o tempo gasto e muitas vezes, durante as nossas atividades do dia, acabamos de deixar de registrar um tempo a alguma tarefa ou as vezes, esquecemos mesmo.
É nestes momentos que alguns softwares entram e nos ajudam a guardar este tipo de informação: Gerenciadores de Tempo Trabalhado. Existem várias opções, pagos, gratuítos… Sem dúvida, as opções pagas acabam por se tornar as mais completas e são quase sempre as melhores. As gratuítas, por outro lado, oferecem praticamente os mesmos recursos e não deixam a desejar. Alguns fazem um registro completo, chegando ao ponto de informar inclusive quanto tempo se fica em cada aplicação no computador ou por quanto tempo se ficou em um determinado site ou ainda, que tipo de ação foi feita dentro de cada software. As vezes, precisa-se apenas contabilizar um tempo em uma tarefa, e um software me chamou muito a atenção.
Dos softwares gratuitos com o intuito de registrar o tempo gasto em cada tarefa, o software TOGGL (www.toggl.com) se mostrou a melhor opção para mim. Evidentemente, dependendo da necessidade de cada um, ele pode não ser tão completo. Em meu caso, buscava uma ferramenta que me permitisse criar projetos em que trabalho, em que a cada projeto, eu pudesse atribuir uma tarefa em que eu estivesse envolvido e que, me permitisse contabilizar as horas gastas em cada tarefa para verificar quanto tempo estou usando em cada uma. Pois bem, este simples software, que funciona de forma oline, faz todos estes registros e ainda me fornecesse relatórios periódicos por email ou a qualquer tempo, com um clique de um botão em sua interface.

Como ele funciona?

Ele é baseado em sistema online pela Internet, onde se cria um cadastro no site do referido software (www.toggl.com) ou pode se conectar diretamente com uma conta do Google (Gmail) e por lá, pode-se criar os projetos e tarefas. Sempre que se inicia uma tarefa, é dado o Start nesta, quando se deseja pausar a contagem, apenas se pressiona em Stop.

Em reports pode-se ter acesso um gráfico em que se tem uma idéia visual do trabalho e o tempo gasto. Evidentemente, pode-se customizar para que seja visto somente um projeto por vez ou ainda uma tarefa por vez.

Em Settings se criam os projetos para se trabalhar.

Por fim, o software disponibiliza em sua nova versão, um aplicativo para PC, MAC, iPhone ou Dispositivos portáteis baseados em sistema Androide.

Enfim, estou usando esta ferramenta há pouco tempo mas estou achando muito boa e eficiente, principalmente pela sua simplicidade. O suporte também é muito bom, pois de pronto eles respondem aos emails. Então fica aí a dica para quem trabalha como Freelancer ou para quem quer apenas gerenciar seu tempo de trabalho da melhor maneira possível com consciência.

Fonte:
TOGGL